Tabôa rumo à COP30
VoltarA 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas terá início no próximo dia 10 de novembro, em Belém, no Pará, no coração da Amazônia. Nela, governos, sociedade civil, setor privado e cientistas irão debater medidas para diminuir a emissão de gases do efeito estufa e soluções para enfrentar a crise climática.
Nessa edição, uma das principais pautas da sociedade civil diz respeito ao debate sobre o financiamento para a ação climática. A Tabôa estará presente na COP30, acompanhando e participando de debates sobre a importância de fortalecer comunidades e territórios, para promover adaptação e resiliência.
A organização tem atuado para promover e apoiar iniciativas protagonizadas pelas comunidades, que contribuem para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas. São estratégias como a restauração ecológica e produtiva, o fomento à agroecologia e a cadeias de bioeconomia, como o cacau sustentável e a meliponicultura, além do fortalecimento da sociedade civil.
Entendemos que não há justiça climática sem justiça social. E é por isso que é preciso fortalecer grupos e comunidades que sofrem mais intensamente os efeitos das mudanças do clima, mas também apontam caminhos para o enfrentamento dessa crise, a partir de seus saberes e fazeres.
Aliança Territorial | Dentre as agendas na COP30, estão as atividades na Casa Sul Global, uma iniciativa das redes Alianza Socioambiental Fondos del Sur e Rede Comuá, dedicada a influenciar os fluxos financeiros ao transformar o financiamento em uma ferramenta de justiça socioambiental para comunidades nos territórios do Sul Global.
A Casa acolherá uma série de debates, dentre eles um painel liderado pela Aliança Territorial, da qual a Tabôa faz parte, junto com outras seis organizações da Rede Comuá. Intitulado O que acontece quando o recurso chega nos territórios?, o painel se propõe a debater a urgência da chegada de recursos para territórios e as mudanças de paradigma dos fluxos de poder e circulação desses recursos.
Saiba mais sobre esta e outras atividades da Casa Sul Global: https://theglobalsouthhouse.com/pt/programacao/
Notícias relacionadas
Com foco no fortalecimento de comunidades para justiça socioambiental e climática, Tabôa marcou presença na COP30
A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada no mês de novembro, em Belém (PA), foi marcada pela forte participação da sociedade civil e movimentos populares. E,...
Na COP30, Aliança Territorial apresenta atuação e destaca a importância da filantropia de presença e permanência
“Num contexto de fragmentação e impermanência, de tempos curtos e imediatistas, de relações rasas e distantes – no mundo em geral e na filantropia em particular -, somos permanência e resistência. Nossa diferença é estar.”...
Restauração Produtiva | Tabôa realiza primeiro ciclo de reconhecimento de serviços ambientais
O primeiro ciclo de avaliações para reconhecimento do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) prestados por famílias agricultoras no âmbito do projeto de restauração florestal com inclusão produtiva foi concluído com 100% de aprovação. O resultado...