Intercâmbio promove troca de experiências em gestão administrativa e financeira
VoltarIntegrantes da equipe administrativa-financeira da Tabôa participaram de visitas técnicas em São Paulo junto a parceiros e consultorias especializadas, para aprimorar processos internos e trocar experiências. A agenda, elaborada pela própria equipe, visou a construção de espaços de escuta, análise e aprendizados permitindo aprofundar reflexões sobre governança, transparência, integridade e gestão.
Para Sérgio Caldas, gerente administrativo e financeiro da Tabôa, a confiança dos doadores e a integridade institucional são pilares críticos para qualquer organização do terceiro setor. “Neste contexto, um intercâmbio sistemático entre o setor financeiro e as áreas de contabilidade, jurídico e auditoria deixa de ser uma formalidade administrativa para tornar-se uma necessidade estratégica. Esta integração é fundamental para garantir transparência, conformidade e eficiência operacional”, conta.
Ao longo das visitas técnicas, a equipe dialogou sobre práticas contábeis, jurídicas, orçamentárias e de auditoria, identificando oportunidades de ajustes e melhorias capazes de tornar os fluxos administrativos mais ágeis, seguros e alinhados aos princípios da Tabôa, contribuindo para ampliar o impacto do trabalho desenvolvido nos territórios. O intercâmbio também incluiu uma oficina de Inteligência Emocional, que convidou a equipe a refletir sobre narrativas, símbolos e experiências que atravessam o cotidiano profissional.
“Entre os principais aprendizados, estão a linguagem comum, para traduzir requisitos técnicos entre as diferentes áreas especializadas; o pensamento sistêmico que ajuda a compreender como uma única decisão financeira impacta as esferas jurídica, contábil e de conformidade de forma integrada; a cultura de integridade, que mostra que os controles e processos não representam burocracia, mas sim proteção institucional; e a comunicação integrada, que aprimora a produção de relatórios e informações que atendem, simultaneamente, às necessidades de diferentes doadores, conselhos, beneficiários e órgãos reguladores”, comenta Sérgio.
A experiência aconteceu entre os dias 24 e 28 de novembro, e reafirma o compromisso da Tabôa com a construção conjunta e o aperfeiçoamento contínuo de suas práticas para uma gestão transparente e alinhada à sua missão institucional.
Gestão em aprimoramento contínuo
Os investimentos voltados ao aprimoramento da gestão administrativa e financeira da Tabôa são permanentes e refletem o compromisso institucional com a transparência e a eficiência financeira. Ao longo dos últimos anos, vêm sendo fortalecidos processos internos e adotadas ferramentas de gestão mais robustas, ao mesmo tempo em que são priorizadas a qualificação contínua da equipe e a troca de aprendizados com organizações parceiras.
Essas práticas têm se traduzido em resultados consistentes: as contas da Tabôa têm sido aprovadas com êxito tanto nas auditorias realizadas por apoiadores, quanto na auditoria externa realizada anualmente por empresas independentes. Desde 2016, todos os relatórios da auditoria têm sido emitidos sem ressalvas. As boas práticas de gestão administrativa e financeira – junto com governança, comunicação, impactos – também foram determinantes para que a Tabôa fosse reconhecida, por quatro vezes consecutivas, como uma das 100 melhores organizações do Terceiro Setor no Brasil, por meio do Prêmio Melhores ONGs.
Notícias relacionadas
Universidade Comunitária | Formação fortalece agentes culturais no território
O curso aconteceu na Casa Cais em dois módulos entre setembro e outubro, e reuniu 24 participantes com atuações diversas na área cultural. Conduzida por Amanda Maia, artista, educadora e Agente Territorial de Cultura (Programa...
Sonho que se sonha junto: prosa comunitária debate projeto coletivo para Serra Grande e marca 10 anos de Tabôa no território
Sonhar coletivamente o território faz parte da história da Tabôa. E, por isso, nada melhor do que celebrar a primeira década de atuação, reunindo a comunidade para pensar juntos a Serra Grande do futuro. Foi...
Fortalecendo potências: jovens desenvolvem habilidades por meio de atividades formativas
As formações tiveram como foco promover o desenvolvimento de novas habilidades e capacidades essenciais para apoiar os estudos e também para ampliar oportunidades profissionais. O curso de inglês intermediário alcançou egressos do curso básico e...