Mulheres CriAtivas apostam na solidariedade para fortalecer seus negócios

Voltar

“Às vezes, a gente precisa que alguém chegue, jogue um laço e reúna, para que a gente olhe uma para outra e consiga ver que a gente pode caminhar juntas, criando espaços e fortalecendo como coletivo”. A frase da empreendedora e liderança comunitária Mara Campos conta o início da história do Coletivo Mulheres CriAtivas, que se inspira nos princípios da economia solidária para potencializar negócios liderados por mulheres em Serra Grande.

Quando ainda não eram um grupo, essas mulheres participaram de cursos e oficinas promovidos pela Tabôa – que, desde 2021, vem fortalecendo a agenda da economia solidária. Foi assim que, em 2023, durante uma oficina de criação de projetos com o método Dragon Dreaming, essas mulheres se encontraram e se reconheceram como parceiras nos talentos e nos desafios. Nascia ali o Mulheres CriAtivas.

Em 2024, o grupo passou a contar com apoio da Tabôa, por meio de recursos financeiros, compartilhamento de conhecimentos, espaço para reuniões e equipamentos. Nesse processo, elas conquistaram até mesmo uma loja móvel, que leva para eventos e feiras os produtos do coletivo.

O grupo conta com mulheres que empreendem há mais tempo, mas também com quem entrou no ramo recentemente, como Maria Lúcia. “Nesse processo em grupo aprendi como administrar, como embalar, como vender, como manusear, aprendi muito. Todo mundo dá uma força, temos uma corrente bem forte. Desde que passei a empreender também como parte do coletivo, a divulgação mudou bastante, porque ficamos mais conhecidas, o pessoal procura mais, o pessoal liga, pede”, comemora.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Fique por dentro de tudo
que acontece na Tabôa

Assine nosso boletim mensal