Regenerando a terra e cultivando sonhos

Voltar

Aos 19 anos, Carlos André, agricultor agroecológico no Assentamento Dois Riachões (Ibirapitanga, Baixo Sul da Bahia), expressa com convicção quando perguntado sobre o futuro: “Não me vejo vivendo na cidade. Me vejo mexendo com a terra”.

Morador da comunidade desde o primeiro ano de idade, divide os afazeres do campo com o avô e, além da experiência acumulada no dia a dia, também frequentou o curso de técnico agrícola. Nessa jornada de aprendizados, o jovem passou a contar, em 2025, com o apoio da Tabôa para colocar em prática uma ideia que já cultivava há um tempo: tornar produtiva e biodiversa uma área degradada.

O meio hectare que o jovem agricultor restaura fica próximo à casa em que reside com seus avós e irmã, o que contribui para facilitar o manejo diário. “Essa era uma área de pastagem e eu já tinha interesse em fazê-la produtiva. Como é próxima a minha casa, eu queria fazer algo bonito, que fosse visto por todos. Então, conheci o projeto e tive uma oportunidade boa, pois eu podia fazer o que já queria com acompanhamento mais técnico e constante, com todo apoio e acesso a recurso financeiro”, conta o agricultor.

Na área de Carlos André, a transformação já está brotando na terra, a partir da aplicação do manejo orientado pela equipe da Tabôa que o acompanha, e avalia o processo de implementação de seu SAF agroecológico.

Essa jornada de restauração está apenas começando, mas ele já projeta os frutos – individuais e coletivos – que espera colher com o sonho que está cultivando em sua terra. “Minha área daqui a dois anos, quero que esteja totalmente diversificada. Cheia de alimento, cheia de árvores altas, robustas, com uma diversificação de alimentos de ciclo longo e ciclo curto. É algo que eu estou fazendo para melhorar o assentamento e algo para mim mesmo, para que eu possa ter uma rentabilidade boa como jovem, e também para a minha família.”

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Fique por dentro de tudo
que acontece na Tabôa

Assine nosso boletim mensal