Crédito e acompanhamento técnico
Diante do desafio enfrentado por famílias agricultoras no acesso a financiamento, a Tabôa criou e implementa, desde 2017, uma metodologia de crédito com processos mais acessíveis e simplificados, na qual o plano de investimento é construído junto com o agricultor. Nela, também adotamos o recurso da garantia solidária, em que grupos de três a 10 pessoas assumem o papel de avalistas uns dos outros.
Nossa metodologia condiciona o acesso ao recurso financeiro ao acompanhamento técnico rural e a compromissos socioambientais.
A equipe de Ater é formada por agricultores, colocando em prática a máxima de “de agricultor para agricultor”, apoiando os diferentes tipos de manejo e estimulando a transição agroecológica.
Esse jeito de fazer, desenvolvido em permanente diálogo com as comunidades rurais, tem contribuído para a manutenção de baixas taxas de inadimplência, fortalecimento de capacidades e geração de impactos socioambientais positivos no campo.
Com mais de mil créditos concedidos, os resultados obtidos na Bahia pavimentaram o caminho da Tabôa até o Pará, onde a organização apoia produtores familiares do cacau amazônico.
Arranjos inovadores de financiamento: mais recursos e maiores impactos
Para alavancar a mobilização de recursos e aumentar o número de famílias agricultoras apoiadas, fomos pioneiros ao somarmos forças com parceiros estratégicos para desenhar um arranjo inovador de “financiamento misto” ou “blended finance”. Esse modelo de investimento combina diferentes fontes de recursos financeiros para mitigar riscos e atrair investidores para a agenda positiva de impacto socioambiental.
