Agroecologia
Por isso, atuamos para fortalecer suas diferentes dimensões – do cultivo de alimentos orgânicos, passando por estratégias para a conquista da soberania e da segurança alimentar e nutricional da família agroecológica, até o reconhecimento e a valorização da dimensão sociocultural do alimento.
As ações desta frente acontecem em colaboração com a Rede de Agroecologia Povos da Mata. Juntos, implementamos o projeto Muká.
Por meio de estratégias variadas – que incluem doações, crédito, acompanhamento técnico, formações e produção de conhecimento – promovemos a partilha de saberes, tecnologias e recursos necessários para fortalecer sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, a partir de cinco eixos de trabalho, como se vê a seguir.
Produção
Desde o planejamento da unidade produtiva até a colheita, as famílias agricultoras contam com acompanhamento técnico para fortalecer sua organização socioprodutiva e o incremento da produção agroecológica, fomentando o aumento da produtividade e a diversificação de culturas.
Beneficiamento
Apoiamos agricultoras e agricultores interessados em prosseguir no ramo do processamento de alimentos, com recursos, orientações e capacitações técnicas para adequação e legalização de agroindústrias.
Certificação
A Rede de Agroecologia Povos da Mata é o primeiro Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) da Bahia e lidera o processo de orientações, visitas técnicas e capacitações para conquistar e manter a certificação orgânica da produção.
Crédito
A partir da metodologia de crédito da Tabôa, facilitamos o acesso de famílias agricultoras a recursos para investimentos nas áreas de produção e beneficiamento.
Comercialização
Por meio de atividades formativas e acompanhamento técnico, apoiamos agricultoras e agricultores no acesso a mercados institucionais e articulamos parcerias para facilitar o escoamento e a comercialização de produtos agroecológicos.
Conteúdos relacionados
Fique por dentro de tudo
que acontece na Tabôa
Assine nosso boletim mensal