Em planejamento participativo, Tabôa projeta ações e metas para 2026

Voltar
Se a caminhada é coletiva, o planejamento precisa ser participativo.
Autor: Equipe Tabôa
Data: 30/01/2026

Com essa visão, a Tabôa realizou, entre dezembro e janeiro, mais um planejamento anual, projetando ações e alinhando estratégias a serem implementadas ao longo deste ano. A culminância desse processo aconteceu no último dia 26, na Casa Cais (Serra Grande, Uruçuca), quando as equipes compartilharam suas macroações e resultados esperados para cada área.

O planejamento foi iniciado em dezembro, e incluiu diferentes momentos com a equipe executiva e também associados, para análises conjuntas sobre contextos de atuação, aprendizados, desafios e oportunidades em agendas estratégicas. Como parte desse processo de reflexão, também foi realizado um encontro com integrantes de iniciativas comunitárias de Serra Grande, para escuta de demandas, necessidades e pautas prioritárias do território.

Modelo de título H2

“Para a gente entender tanto os desafios como possíveis soluções para o território, precisamos escutar as comunidades, pois são elas que dominam esse assunto. Então, precisamos entender o que elas já conhecem, para ver como podemos contribuir nesse contexto. E, do ponto de vista da participação dos colaboradores, a gente parte do princípio de que quem faz, planeja”, explica Roberto Vilela, diretor executivo da Tabôa. Ele conta, ainda, que o planejamento participativo é realizado desde o início da atuação da organização, como uma forma de qualificar os processos e de engajar a equipe para a construção e melhoria do que é construído conjuntamente.

À luz das escutas, aprendizados e reflexões conjuntas, as equipes das áreas programáticas, de desenvolvimento institucional, administrativa e financeira e de comunicação e conhecimento definiram ações e resultados estratégicos para 2026, com os olhares atentos e alinhados ao horizonte que foi projetado, também coletivamente, para o triênio 2025–2027.

“No campo, teremos uma previsão de concessão de mais de 25 milhões de reais em crédito para agricultura familiar, além do avanço na restauração com inclusão produtiva, e também o fortalecimento da meliponicultura. Já em Serra Grande e entorno, atuaremos para que a Casa Cais, esse equipamento criado para a comunidade, continue fortalecendo associações, coletivos e lideranças comunitárias”, comenta Roberto.

Modelo de título H3

Em 2026, a Tabôa também irá investir na produção e disseminação de conhecimento, com a sistematização de metodologias institucionais, boas práticas e experiências comunitárias, apoiando processos de aprendizagem institucional, desenvolvimento local e incidência em agendas temáticas estratégicas.

Modelo de título H4

E é somando forças com comunidades, parceiros e redes que a Tabôa inicia o segundo decênio, reafirmando seu compromisso com a construção de territórios mais justos, sustentáveis e resilientes.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Fique por dentro de tudo
que acontece na Tabôa

Assine nosso boletim mensal